"Olhem!!! Olhem ali! O diabo quer me pegar!!! Não deixem!!!!!!!!!!!!..."
Desesperada, ela apontava para a janela, logo ao lado da tv ligada no noticiário local, e tentava se esquivar de algo q o marido e uma outra parente não entendiam.
Não entendiam pq não viam.
Assim começou minha vida. Mas nenhum dos 3 personagens sabiam disso. Eu era um embrião e já estava às voltas com a loucura...
Fora as estórias contadas mais tarde, prá me atingir com a ilusão de me fazer "me comportar": as quedas de barriga da minha mãe. A intenção dela, pelo q dizem q ela dizia nas crises, era se livrar de mim.
Por mtos anos me senti culpada, achando q fora eu q trouxera a doença para minha mãe, mas depois, com a proximidade q a minha doença causou entre nós, fiquei sabendo q minha mãe tem esquizofrenia desde a adolescência.
Receber o diagnóstico de bipolaridade foi assustador, mas redentor de alguma forma. Mágoas antigas foram deixadas prá trás com a compreensão dos fatos, além da ponte q todo o tratamento psicológico e medicamentoso construiu entre minha mãe e eu. Por um lado, é triste q mãe e filha tenham a insanidade como maior ligação, no entanto, antes a doença q une do q a doença q separa. Era o q a esquizofrenia era prá mim: uma barreira entre minha mãe e eu. Pelo menos até eu ver-me tbm às voltas com psiquiatras e etc.
Hj pela manhã,ao programa Mais Você, na Rede Globo, e o tema de uma das reportagens e entrevista foi a esquizofrenia. É sempre reconfortante se identificar com alguém, e ouvir as estórias de pessoas q foram tbm atingidas pela esquizofrenia de seus parentes não é diferente. Agora, fiquei pensando nas minhas filhas: têm uma avó esquizofrênica, uma mãe bipolar, e uma delas apresenta déficit de atenção. Q futuro as aguarda?...
Temo por elas e por mim mesma. Pq a culpa - tão natural no papel de mãe - é ainda mais doído qndo descobrimos q nossa herança genética deu aos filhos uma deficiência de presente. Sei disso pq vi nos olhos de minha mãe...
Ia'Orana!
Olá, li seu post. Acho muito bom poder encontrar pessoas que compartilham seus pensamentos. Eu tive problemas de compulsão. Sofri muito e decepcionei mtas pessoas. Hoje tenho medo que qualquer disses eu enlouqueça de vez. temo meu futuro, se eu tiver filhos. Mas eu luto todos os dias contra meus monstros mentais. E estou aqui. Fazendo um blog para ajudar as pessoas que tiveram o mesmo que eu.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog!!
Eu tive esquizofrenia e graças à Deus hoje estou curada, creio nos milagres de Deus e tenho muita fé, mais do que muitas pessoas que se consideram normais. Sofri muito preconceito na família, pois agora me olham com outros olhos e agora qualquer nervosinho que passo já acham que é consequência e me chamam de louca, mas Deus é mais! Desistir e deixar de crer nunca!
ResponderExcluirClaudia
Campinas - SP