Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Esquizofrenia

"Olhem!!! Olhem ali! O diabo quer me pegar!!! Não deixem!!!!!!!!!!!!..."
Desesperada, ela apontava para a janela, logo ao lado da tv ligada no noticiário local, e tentava se esquivar de algo q o marido e uma outra parente não entendiam.

Não entendiam pq não viam.

Assim começou minha vida. Mas nenhum dos 3 personagens sabiam disso. Eu era um embrião e já estava às voltas com a loucura...

Fora as estórias contadas mais tarde, prá me atingir com a ilusão de me fazer "me comportar": as quedas de barriga da minha mãe. A intenção dela, pelo q dizem q ela dizia nas crises, era se livrar de mim.

Por mtos anos me senti culpada, achando q fora eu q trouxera a doença para minha mãe, mas depois, com a proximidade q a minha doença causou entre nós, fiquei sabendo q minha mãe tem esquizofrenia desde a adolescência.

Receber o diagnóstico de bipolaridade foi assustador, mas redentor de alguma forma. Mágoas antigas foram deixadas prá trás com a compreensão dos fatos, além da ponte q todo o tratamento psicológico e medicamentoso construiu entre minha mãe e eu. Por um lado, é triste q mãe e filha tenham a insanidade como maior ligação, no entanto, antes a doença q une do q a doença q separa. Era o q a esquizofrenia era prá mim: uma barreira entre minha mãe e eu. Pelo menos até eu ver-me tbm às voltas com psiquiatras e etc.

Hj pela manhã,ao programa Mais Você, na Rede Globo, e o tema de uma das reportagens e entrevista foi a esquizofrenia. É sempre reconfortante se identificar com alguém, e ouvir as estórias de pessoas q foram tbm atingidas pela esquizofrenia de seus parentes não é diferente. Agora, fiquei pensando nas minhas filhas: têm uma avó esquizofrênica, uma mãe bipolar, e uma delas apresenta déficit de atenção. Q futuro as aguarda?...

Temo por elas e por mim mesma. Pq a culpa - tão natural no papel de mãe - é ainda mais doído qndo descobrimos q nossa herança genética deu aos filhos uma deficiência de presente. Sei disso pq vi nos olhos de minha mãe...

Ia'Orana!

2 comentários:

  1. Olá, li seu post. Acho muito bom poder encontrar pessoas que compartilham seus pensamentos. Eu tive problemas de compulsão. Sofri muito e decepcionei mtas pessoas. Hoje tenho medo que qualquer disses eu enlouqueça de vez. temo meu futuro, se eu tiver filhos. Mas eu luto todos os dias contra meus monstros mentais. E estou aqui. Fazendo um blog para ajudar as pessoas que tiveram o mesmo que eu.
    Parabéns pelo seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tive esquizofrenia e graças à Deus hoje estou curada, creio nos milagres de Deus e tenho muita fé, mais do que muitas pessoas que se consideram normais. Sofri muito preconceito na família, pois agora me olham com outros olhos e agora qualquer nervosinho que passo já acham que é consequência e me chamam de louca, mas Deus é mais! Desistir e deixar de crer nunca!
    Claudia
    Campinas - SP

    ResponderExcluir