Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia Mundial da Saúde Mental

Pois é. Depois de dar uma olhada rápida no Twitter, eu lembrei...
Hj é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL.
Será q nossa sociedade pode comemorar isso????

Infelizmente o preconceito mora mto mais perto do q imaginamos (mtas vzs dentro de nós mesmos), o q nos impede de enxergar q quem tem transtorno mental pode ter uma vida bacana e feliz, contanto q haja o tratamento adequado. 

Tenho vários casos entre parentes e amigos q têm um transtorno, sabem mtas vzs q têm, mas não o tratam por puro preconceito contra si mesmo. Preconceito contra o tratamento. Preconceito contra uma consulta psiquiátrica.

E escolhem sofrer pelo resto da vida...

Pessoas tratam diabetes, doenças auto-imunes, câncer e outras doenças crônicas pro resto da vida e conseguem viver bem. Pq NÓS, q temos transtorno mental, temos q carregar esse estigma????

Sim, EU TENHO TRANSTORNO MENTAL. Não tenho vergonha nenhuma disso, apesar das mtas besteiras q já ouvi. Mas, mais q isso, trato e vou tratar pro resto da vida. O q NÃO ME IMPEDE DE TER UMA VIDA NORMAL E FELIZ. Pelo contrário...

Se hj tenho uma vida normal e feliz, é pq eu me trato. Eu não tenho como mensurar o qnto minha qualidade de vida cresceu depois de estabelecidas as doses e medicações melhores prá mim...

Sim, tenho Transtorno Bipolar. Não é modinha nem um xingamento q me deram. É meu DIAGNÓSTICO DADO POR UM PSIQUIATRA. 

Só quem tem um transtorno sabe como é difícil, só quem tem o transtorno não consegue enxergar graça nas piadinhas. Tratar é mole, o difícil é tentar viver fingindo q não tem nada... Sei exatamente como é. Só busquei um psiquiatra pq o sofrimento já tinha tomado proporções gigantescas...

E hj, 3 anos e meio depois do diagnóstico, posso dizer: EU SOU FELIZ.

Claro q a vida de pacientes psiquiátricos nem sempre é fácil. Nosso sistema de saúde pública não ajuda mto... Eu nem to mais afim de tomar fluoxetina, mas a minha dra. mandou tomar. E eu não to tomando. Nem é por pirraça, é pq realmente ESTÁ EM FALTA NA FARMÁCIA DO POSTO HÁ MESES. E eu nem tenho como comprar. Se não fossem esses problemas, eu estaria obedecendo minha psiquiatra, mesmo contra vontade...

Espero q o sr. Eduardo Paes, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, possa pensar mto bem sobre esse dia, e não apenas mostrar sua cara almofadinha em eventos, já q a assistência ao paciente psiquiátrico na cidade praticamente morreu depois q ele tomou posse...

Minha sincera gratidão à Dra. Valéria Damian, psiquiatra q me trata desde o diagnóstico, não na base do "saber-tudo", mas na base do diálogo, respeitando todos os meus relatos e queixas.

Ia'Orana!
Shalom!

3 comentários:

  1. QUAL DE MIM SOU EU...?

    Aqui, o poeta
    não é simplesmente
    um gênio do conhecimento
    dos sentimentos humanos
    Na verdade
    não há gênio
    (e nem conhecimento)
    o que se passa
    é que não passo
    a palavra
    a personagens,
    nem empresto a voz
    a ilustres heterônimos:
    dividem-se, em mim,
    dois pólos
    que não se comunicam
    não dividem o espaço
    Cada um,
    a seu tempo
    preenche-o completamente
    assenhoream-se
    dominam-no
    como se não tivera
    outro dono
    são pólos inconciliáveis
    incomunicáveis
    incompatíveis de gênio
    senhores de si
    e as vezes de mim
    me confundem
    são cheios de razões
    não sei o que sou
    são parasitas
    alimentam-se
    da minha consciência
    e só percebo
    que não são eu
    quando se vão.
    Mas... alternam-se
    tão rapidamente
    que nem tenho tempo
    de ser eu mesmo
    Eu? Desculpem-me:
    quem sou eu?
    Não sei...
    Só sei que não sou eles
    (mas também não sou eu...)
    pois no curto espaço
    de tempo
    em que se ausentam
    sou apenas
    o vácuo,
    vazio absoluto
    Deus, olha pra mim...
    e cura-me
    antes que julguem-me
    e condenem-me
    porque
    ninguém
    irá
    exorcizar
    o que não são
    possessões
    mas dualidades:
    euforia e medo...

    http://progcomdoisneuronios.blogspot.com

    byClaudioCHS - Claudio Henrique da Silva

    ResponderExcluir
  2. Fica com Deus, Dannie.

    E que Deus nos ajude. Sempre.

    ResponderExcluir
  3. Admiro a forma positiva que você está lidando com este problema. Perceber atitudes como a sua me fazem encarar todos os problemas que estão diante de mim muito melhor e de forma muito mais positiva. Obrigada por motivar as pessoas

    ResponderExcluir